Organização das Nações Unidas

No dia 24 de outubro é comemorado o dia das Nações Unidas, porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.

No fim da II Guerra Mundial (1945), o mundo pedia por paz, então foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. Nesse encontro, dia 26 de junho, foi gerado um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometeram a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. 

Assim, nasceu a Organização das Nações Unidas – ONU, cujo funcionamento entrou em vigor no dia 24 de outubro de 1945, marcando o seu aniversário.

.

Atualmente, a ONU é composta por 193 países, sendo assim, uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros. Desse total, 51 são os seus fundadores, o que inclui o Brasil. O último país a aderir à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011, ano em que esse país tornou-se independente.

A estrutura da ONU é formada pelos seguintes órgãos: 

Assembleia Geral – Ajuda a regulamentar os demais órgãos da ONU e é a instância decisória, onde os paises apresentam seus problemas e questões, e as decisões são aprovadas pela maioria absoluta dos votos,é formada por todos os países-membros.

Conselho de Segurança – Trata da segurança internacional, que é de debate obrigatório. Composta por apenas cinco países efetivos e cinco temporários, que são trocados a cada cinco anos, de modo que apenas os membros efetivos possuem o poder de vetar toda e qualquer decisão, que são: Rússia, Estados Unidos, China, Reino Unido e França.

Conselho Econômico e Social – Composto por 54 membros escolhidos por votação, na Assembleia Geral. Comanda as ações econômicas e humanitárias da ONU, e fiscaliza o trabalho de comissões, como a dos direitos humanos e outras.

Conselho de Tutela – administra os territórios comandados ou sob tutela da ONU. 

Corte Internacional de Justiça – também conhecida como Tribunal de Haia, por estar localizada em Haia, Holanda. É composta por 15 juízes, que são escolhidos pelo Conselho de Segurança e pela Assembleia Geral com a responsabilidade de julgar as nações de forma neutro e supranacional sobre crimes cometidos.

Secretariado Geral – Responsável pela administração do organismo, além de gerenciar os programas e práticas da ONU, acionar o Conselho de Segurança e relacionar-se com a mídia.

Essa organização é extremamente importante no que se refere às relações diplomáticas internacionais e à questão humanitária em todo o planeta. Mas como todas organizações, possui suas limitações, e não trabalha sozinha, conta com a ajuda e comprometimento de todo ser humano, para alcançar seus objetivos.

Os objetivos da ONU são:

Manter a paz e a segurança em todo o mundo; Mediar e promover relações amistosas entre as nações; Promover cooperações na resolução de problemas internacionais; Ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

Todos podemos fazer parte de um mundo melhor, com mais empatia e colaboração entre as nações, respeito entre as culturas e tradições, inclusive dentro de nosso próprio país, ou cidade em que vivemos. Respeitar aqueles com quem dividimos o espaço cotidiano, independente de estabelecer relações mais profundas ou não. A União formada em 1945 gera grandes impactos na nossa atualidade, e o compromisso com os objetivos da ONU tem que ser de Todos, assim saberemos que o futuro, sim, será mais próspero, mais justo, e com menos desigualdades.

Categories:

Comments are closed