SEGURANÇA E EFICIÊNCIA NA PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS E PATRIMONIAIS

 In Artigos

A segurança das pessoas em atuação nas torres de monitoramento de grandes áreas florestais e patrimoniais merece atenção, tanto do ponto de vista da segurança em alturas muitas vezes maior que 40 metros, quanto de condições meteorológicas adversas.

Na detecção de focos de incêndio, o papel da equipe brigadista e de monitoramento nas torres é crucial na prevenção de queimadas de maior proporção e desastres. O tempo de detecção faz toda diferença. Mas como manter o monitoramento 24 horas sem comprometer a segurança do pessoal em casos de situação de risco, a exemplo de vendavais e chuva forte?

A Sintecsys é pioneira em solução 100% nacional para detecção automática de focos de incêndio em florestas e plantações. O algoritmo identifica automaticamente a fumaça, informando a coordenada do foco de incêndio em até 5 minutos a partir do início. O sistema dispõe de torre equipada com ampla e aproximada visão 360 graus, operando 24 horas.  A precisão da tecnologia está na triangulação coordenada – duas retas infinitas que se cruzam formando o resultante: coordenadas precisas de localização do foco de incêndio. Um alerta é emitido e se o operador da rede de monitoramento confirmar o foco é possível emitir alarme diretamente para o corpo de bombeiros ou para a equipe interna de brigadista.

Usuária da tecnologia, a International Paper, ressalta os ganhos da solução em preservar a vida do seu pessoal. “A segurança do nosso pessoal é coisa séria. A solução disponibilizada pela Sintecsys diminuiu o risco do pessoal que atua nas torres. Nossas torres têm 45 metros. Às vezes temos situação de chuva, vendaval e os torristas precisavam descer. Agora, em situações deste tipo, o monitoramento para detecção de incêndios continua 24 horas e a segurança da nossa equipe segue preservada”, informa Claudinei Donizeti Pancieri, que atua em segurança patrimonial na International Paper.

Atualmente, no Brasil, são mais de 2 milhões de hectares sendo monitorados pelo sistema da Sintecsys .2ª colocada no ranking 100 Open Startups Brasil 2018, na categoria Environment, a Sintecsys  é certificada pelo Programa Scale up Endeavor Agrotech 2017 no escopo startup em agricultura de precisão, inteligência e análise de dados.

 

Mais em www.sintecsys.com / www.internationalpaper.com/pt

Recent Posts

Leave a Comment