Início da Jornada ESG

Dominar o assunto ESG é um processo complexo, que demanda mais que o interesse em adquirir conhecimento sobre o tema, mas uma verdadeira melhora de percepção do nosso mundo, profissional e pessoal. Estruturar nossa mentalidade para um mundo financeiro que valoriza práticas sustentáveis e que preza pela integração social e responsabilidade de governança é o ínicio de nossa jornada ESG, que tem muito o que transformar em nossas vidas.

O Mundo acordou para a relevância de onde os investimentos são aplicados, a mentalidade dos consumidores e das empresas está evoluindo, o ESG (Environmental, social and corporate governance) é uma forma de tornar o capital responsável, dando mais importância em quem e onde investimos.

Tendo em vista isso, também em uma visão pessoal, utilizar de métricas de seleção, de forma a reduzir os riscos de investimento, aumentar o seu retorno, e ainda gerar impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, é essencial, podendo ter início em nossa esfera particular na coleta seletiva por exemplo, ou na recusa de embalagens plásticas.

Construir uma empresa sem abraçar o comportamento ESG é arriscar basear seu negócio em fundamentos que não resistirão ao futuro mercado de capitais. “O ESG é mais complexo do que apenas trazer um produto sustentável, é como a empresa se porta”, disse o executivo, Fabio Alperowitch que também é conselheiro da WWF Brasil e do GRI.

Adotar uma postura ESG e, de fato vestir os óculos para olhar nossas pequenas práticas é a única forma de garantir que o conceito não cairá por terra, e sim será nutrido por ações cotidianas que se expandem ao nosso âmbito profissional.

Categories:

Tags:

Comments are closed