Incêndio na Chapada dos Veadeiros, em GO, é considerado o maior da história

 In Notícias

Alto Paraíso (GO) – O incêndio iniciado em 17 de outubro e ainda em andamento é o maior da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). Até a noite desta terça-feira (24/10), o fogo queimou 62 mil hectares, o equivalente a 26% da área total da unidade de conservação, que ocupa 240 mil hectares.

Mas o estrago é bem maior. Somados os outros quatro incêndios iniciados e apagados desde 10 de outubro, foram queimados cerca de 75 mil hectares. Em todo o ano, o fogo consumiu 82 mil hectares. Mais do que toda a área antiga da reserva, que era 65 mil hectares. O tamanho foi ampliado por meio de portaria assinada pelo presidente da República, Michel Temer, em julho.

As informações são do diretor do parque, Fernando Tatagiba. “Temos um aparato considerado ideal, mas o controle total e a extinção do incêndio só virão com uma chuva forte, o que está previsto para sexta-feira. Vamos torcer”, ressaltou.

O balanço, no entanto, não leva em conta a área queimada fora do Parque Nacional da Chapada. Fazendas e reservas particulares também sofrem com uma série de incêndio.

Nesta quarta-feira, o Vale da Lua, um dos mais famosos atrativos turísticos da região, era o mais atingido. O fogo chegou a uma pousada vizinha, onde queimou um bangalô.

Recent Posts

Leave a Comment

Homem resgata coelho de incêndio na Califórnia (Foto: Reprodução/BBC)