A Green Friday
A Black Friday
É uma data comercial tradicional da América do Norte, que se popularizou no mundo todo, com o objetivo de estimular a população a comprar, oferecendo descontos atrativos numa imensa variedade de produtos de todos os setores. Tal movimento induz o consumo inconsciente, impulsivo e desenfreado. Dele, é gerado toneladas de lixo, sacolas, e produtos descartáveis, além do desperdício de materiais, e dinheiro.
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu em 2010 e foi online, com a participação de mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013, a Black Friday brasileira teve seu recorde com faturamento de R$770 milhões em comércio online e os produtos mais buscados foram televisores e smartphones.
A partir disso, no mesmo ano, em 2013, nasce a Green Friday, ou “sexta-feira verde” em oposição Black Friday, não estimulando o consumo desenfreado, mas sim de uma maneira sustentável, para combater o consumo excessivo e “glamourizado” da tradicional Black Friday.
A GREEN FRIDAY
Consuma, sem consumir o mundo em que vive.
A Green Friday tem como principal objetivo incentivar as empresas e o próprio consumidor a pensarem mais verde. Apoia conceitos como: Planejamento de suas finanças; Comércio local; Educação ambiental; Reuso de materiais; Economia de recursos; Produtos que não são testados em animais; Empresas que são transparentes em sua governança e responsáveis com o meio ambiente e pessoas.
Estamos em um momento crucial, onde a economia, o meio ambiente e a sociedade pedem por ações melhores por parte das organizações políticas e privadas. O Mundo está mudando, e não é mais possível administrar novas empresas com base em conceitos antigos de governança.
Sabemos que na maioria das vezes que compramos, não temos noção total do impacto das nossas ações ou o que o nosso dinheiro está financiando através da compra. Constantemente somos engrenagens de uma indústria que encobre seus impactos negativos para manipular, a nós, consumidores, a pagar pela degradação do Planeta em que vivemos.
Nesta Black Friday, não desconte no Planeta Terra.
Um consumidor consciente, pesquisa, e tem mais capacidade de escolher entre uma indústria degradante, ou iniciativas amigas do meio ambiente. Antes de gastar, tenha em mente que tudo tem um preço para a Natureza, e é o futuro do Planeta e das próximas gerações que está em jogo.
No responses yet