As 7 inovações tecnológicas que estão mudando as fazendas

 In Artigos

O uso de novos sistemas tecnológicos, a busca de avanços na técnica de produção, as constantes práticas da modernização na execução, inerentes da área agropecuária, auxiliam no processo das atividades no campo.

Com o objetivo de retornar em inúmeros benefícios, o uso da tecnologia viabiliza a redução de custos, a exemplo de fertilizantes e pesticidas, promove maior produtividade, aumento da produção, se comparada ao processo manual, e garante a prevenção de riscos da área, como o monitoramento de possíveis incêndios na área de extensão, conjunto que resulta na facilidade da gestão, agregando praticidade em todo o processo.

Os métodos tecnológicos no campo variam de acordo com a necessidade do produtor. Seus principais aspectos estão na diminuição do impacto ambiental e no aumento da segurança dos funcionários por meio de métodos confiáveis que reduzem a possibilidade de falhas e erros.

Plantações high tech

A observação da capacidade de produção de alimentos no mundo com a desproporção do crescimento populacional resultou em criações de “fazendas indoor” – locais fechados que utilizam técnicas que são capazes de produzir 100 vezes mais do que em áreas rurais comuns.

Os aspectos da temperatura e iluminação adequada possibilitam o crescimento mais rápido de desenvolvimento do que em locais de produção natural.

Se comparada ao modo convencional, a produção nessas fazendas por meio de lâmpadas de LED especiais garante economia de energia e desperdício. Outra característica importante dessa tecnologia é que esse procedimento não utiliza agrotóxicos.

Esse sistema tecnológico surgiu com o uso de sequências sensoriais e sistemas de estudo automatizados que resultam na garantia do aproveitamento de recursos utilizados. A utilização de plantações high tech é uma ótima solução aliada à quantidade e qualidade.

Drones são usados como técnica de levantamento da produção fazendeira e garantem ótimos resultados na parceria com os produtores

A inserção do equipamento manuseado a distância surgiu da necessidade de um maior controle nas áreas da produção rural. Além da capacidade de detectar pragas na plantação, o drone permite o monitoramento em tempo real de todo o processo.

O uso do drone proporciona melhor execução na medição e contagem do cultivo, através de sensores infravermelhos que analisam a saúde da plantação e acompanham a necessidade de elementos essenciais no processo, águas e insumos.

Vaca móvel

Esse projeto tecnológico tem por finalidade promover a melhoria das propriedades do leite e as condições higiênicas ligadas ao processo de produção. O Vaca móvel, presente em diversos Estados, insere técnicas eficientes de controle e monitoramento do leite.

O desempenho da unidade móvel é feito por meio de análises que evidenciam padrões adequados de qualidade nutricional e sanitária. Logo após os resultados e os ajustes necessários, as recomendações são feitas aos produtores da área.

Uso de etiquetas eletrônicas na marcação de bovinos

Etiquetas de marcação bovina: Medida tecnológica adotada para definir a origem, o estado e a segurança do gado.

Com o intuito de auxiliar produtores rurais, a técnica de identificação e acompanhamento bovino é capaz de fornecer diferentes informações registradas da vida do animal.

Esse método de controle tecnológico oferece segurança alimentar aos consumidores, pois, por meio dele, é possível saber a origem do gado e os processos que foram utilizados durante sua criação. A etiqueta eletrônica também tem importante funcionalidade na segurança sanitária – recorrendo a ela,  é possível identificar desconformidades, como, por exemplo, enfermidades.

A qualidade na identificação do gado é aliada a referências corretas de todo o processo até sua formação adulta. O sistema de registro é realizado pelo RFID, técnica que associa o uso de chip e antena para a transmissão das informações a um computador.

Aplicativo de controle de pragas e doenças

O controle do campo é feito com a atuação de profissionais especializados que enviam informações pelo aplicativo, preenchem as características da área analisada e, consequentemente, geram um relatório técnico de avaliação.

Adotado por produtores de soja, algodão e café, o método é considerado um avanço eficaz para a identificação, controle e combate de pragas e infestações, pois mostra o nível e os locais exatos das atuações, além de estabelecer as medidas necessárias na operação de combate.

Coleira de detecção do comportamento de animais bovinos

Capaz de monitorar o comportamento do gado, a coleira de detecção de comportamentos é colocada ao redor do pescoço do animal e por meio dela são coletados e registrados os dados de movimentação. Quando passam pelas antenas instaladas na área de domínio do produtor, os dados registrados nas coleiras são enviados para o computador e então analisados.

O estudo dos dados coletados resulta em diferentes situações em que o animal pode se encontrar. Esse processo de acompanhamento possibilita a prevenção na saúde de apenas um deles, como também do rebanho inteiro.

Essa aplicação tecnológica é voltada para produtores leitores, porém, com ênfase na prevenção do descarte maior de rebanhos. Pesquisas estão sendo destinadas na atuação de diversas áreas.

Monitoramento de incêndios

O investimento em controle de incêndios torna a área produtora segura de riscos.

Diferentes formas podem resultar em incêndios na área rural, sendo agravado em épocas de seca e escassez da chuva. Tem-se que seus principais motivos estão relacionados às ações humanas, como a simples prática de jogar pontas de cigarro perto de plantações, soltar balões e queimar o lixo inadequadamente. Esses comportamentos resultam em grandes estragos e perdas irreparáveis.

O incêndio causa prejuízo no solo, impossibilitando o retorno do plantio por inundação e erosão, ocasiona a morte ou enfraquecimento de vegetações, além de provocar a morte de animais.

Desenvolvida para amenizar os prejuízos causados por queimadas, a tecnologia de monitoramento de incêndios fiscaliza as áreas produtoras e detecta com precisão e agilidade os primeiros sinais de fumaça na região atingida, garantindo um controle melhor no combate de incêndios em grande escala.

 

Este artigo foi útil? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossas publicações.

Recent Posts

Leave a Comment

Agronegocio rentável continua a ser o setor-chave para a economia brasileira.As tendências da produção agrícola devem ser acompanhadas e passam por todas as etapas do trabalho.